08/05/2015

5 itens fundamentais nas minhas primeiras semanas com o bebê

Quando estamos grávidas ficamos encantadas com a oferta de produtos específicos para o enxoval do bebê. Tudo é lindo e fofo, mas não necessariamente útil. Quando é o primeiro filho então somos levadas pela impulsividade ainda mais facilmente na hora das compras. 

Já contei nos posts anteriores minhas experiências nas primeiras semanas com meu bebê, alguns momentos foram bem difíceis e alguns itens se mostraram fundamentais para facilitar a rotina nesse período tão delicado.

Faço questão de ressaltar que esses itens foram essenciais para MIM, mas dependendo da sua rotina essa lista pode ser bem diferente. 

1- Carrinho de bebê com moisés



O carrinho foi fundamental desde o primeiro dia com o bebê em casa. Já tinha decidido que não gostaria de dormir na cama com o bebê, não só pela questão de desenvolver esse hábito desde cedo, mas sim pela segurança, sempre tive medo de dormir pesado e machucar o bebê. Apesar de morar em um apartamento pequeno, não quis deixar o Theo dormindo no berço dele nas primeiras semanas, por insegurança mesmo, tinha medo que algo acontecesse e eu não estivesse por perto. Nas 3 primeiras semanas o moisés acoplado ao carrinho foi a cama do meu filho, seja ao lado da minha cama ou em qualquer outro lugar da casa. A partir da quarta semana, começamos a colocá-lo no berço durante as sonecas para acostumá-lo por lá, mas não parecia muito confortável para ele, grande demais para um bebezinho, mas fazendo um cantinho com travesseiros e diminuindo o espaço foi melhor. Quase todas as sonecas já acontecem no berço. Fiquei muito satisfeita com a compra do carrinho que também inclui o moisés e o bebê conforto, até quando saímos ele pode tirar suas sonecas com mais tranquilidade. Um investimento que valeu muito a pena.

2- Trocador em cima da cômoda



Como as pessoas conseguem trocar seus bebês em outro lugar? Meu marido sempre achou besteira ter o trocador sobre a cômoda, achava que era muito mais decorativo do que funcional, mas ele definitivamente estava errado. 100% das trocas de fralda acontecem no trocador, ele fica na minha altura, tenho tudo o que preciso por perto e evito mais dores nas costas por ficar abaixando para fazer as trocas.

3- Som do útero ou som branco



Ainda na gravidez, li sobre o efeito calmante dessa gravação que imita o som do útero nos bebês e testei logo na primeira crise de cólica do Theo. Ficamos surpresos em ver como realmente funciona! Sabe aquele choro desesperado do bebê que parece que ele nem está ouvindo sua voz tentando niná-lo? Então, nesse momento ao ligar o som do útero parece que ele para tudo para ouvi-lo, parece até ficar com sono, bem mais calmo. Funciona mesmo, tanto que ficamos pensando na difícil vida dos nossos pais que nunca usaram esse artifício! Não queremos deixá-lo acostumado em se acalmar somente ouvindo esse som, nós o embalamos, conversamos, ninamos e cantamos sempre, só usamos o som quando nenhuma das alternativas anteriores funcionou. Já deixamos o link separado no ipad para usar quando necessário.

4- Conchas de amamentação Avent



Já falei sobre elas nesse post aqui, mas reforço o quanto foram importantes para a amamentação do meu filho, aliás diria que elas foram essenciais. 

5- Funchicórea

Esse item é polêmico, eu sei. Não quero fazer apologia do uso desse produto, aliás eu nunca planejei usá-lo porque não acho que seja saudável para o bebê. Apesar de TODAS as mães que eu conheço terem usado com seus filhos, esse era um item que eu não queria por perto. Por quê? Ele é um fitoterápico, mas contém sacarina, um adoçante. Eu passei a gravidez inteira sem tomar adoçante porque não era saudável para o feto e agora eu daria diretamente na boquinha do meu bebê? A resposta parecia óbvia, é claro que eu não daria. Mas hoje eu vejo que somos capazes de muita coisa para ver nosso bebê parar de chorar. Passamos a primeira crise de cólica, que durou 6h, somente dando colo, amor e som do útero. Theo tinha alguns momentos sem choro durante a crise, mas eles eram muito curtos. Vê-lo chorar, se contorcer, gritar e mostrar o quanto estava sofrendo era desesperador e qualquer coisa que eu pudesse fazer para amenizar o sofrimento dele, eu faria. Foi assim que compramos um vidrinho de Funchicórea no dia seguinte. Ele é eficaz contra a cólica? Não! Mas ele acalma Theo como nada acalmava, depois de passar a chupeta nesse pozinho rosa (ainda deve ter corante!) ele acalmava com o gostinho diferente e até dormia. Acordava chorando de novo um tempo depois, mas tinha algum momento de tranquilidade. Assim, aprendi a não julgar as mães que fazem coisas que achavam que não fariam por seus filhos. Mas entenda, por favor, não estou dizendo que você tenha que usar, teste outros métodos antes, quem sabe você tenha sucesso. Pensei até em não incluir esse item aqui na lista por não ser 'politicamente correto', mas não quero ser 'a certinha', prefiro ser 'a verdadeira', sendo a realidade bonita ou não.


Na verdade, os itens acima continuam sendo importantes, o único que já não uso mais é a concha de amamentação. Há outras coisas que facilitam o nosso dia-a-dia, mas se tivesse que escolher apenas 5, seriam esses. Provavelmente, novos itens passarão a ser fundamentais conforme ele for crescendo, afinal as necessidades mudam de acordo com a idade, mas alguns deles serão úteis por um bom tempo.

Qual é a sua lista dos 5 itens fundamentais para as primeiras semanas com o bebê? Compartilhe com a gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário