05/09/2015

Diário do Theo - 3 e 4 meses




Com o tempo longe do blog (mas perto de vocês através do Instagram), acabaram passando 2 meses e não registrei o diário do meu bebê. Como estamos numa fase onde novidades acontecem o tempo todo e novas habilidades são conquistadas com bastante rapidez, preferi fazer um post único contando sobre os dois últimos meses.

Desde o nascimento o terceiro mês sempre foi muito esperado, pois sempre ouvi que é quando a cólica acaba e o bebê interage mais com as pessoas e com o ambiente. E fiquei satisfeita porque realmente isso foi verdade!

Com pouco tempo após ter completado 3 meses, Theo ficou livre das cólicas e passou a dormir ainda melhor, mamava entre 20:30 e 21h para dormir e só acordava às 7h do dia seguinte, mamava, dormia de novo e acordava às 9:30h para começar o dia feliz e descansado. Foi perfeito até irmos na consulta dos 3 meses. Ele engordou muito pouco, apenas 400g. Minha produção de leite diminuiu com o intervalo maior e  o pediatra indicou o complemento depois de cada mamada. Mas quem disse que Theo gostou dessa ideia? Não aceitou de jeito nenhum, nem na mamadeira, nem na colher. Mas voltou a acordar de madrugada para mamar e na consulta de 4 meses o peso já tinha regularizado. Ficamos aliviados!

Apesar do alívio, passei esses 2 meses com uma preocupação: como seria se Theo não se acostumasse com a mamadeira até eu voltar a trabalhar? Por isso, mesmo não sendo necessário continuei tentando dar fórmula na mamadeira e.... não adiantou nada! Ele terminou o quarto mês fazendo escândalo sempre que eu tentava dar a mamadeira! 

Desde o primeiro dia que completou 3 meses as mamadas do dia passaram a ter intervalos de 3 horas.

As conversas se tornaram muito frequentes, ele é um bebê super 'falante'.

No fim do terceiro mês, percebemos o quanto ele analisava o ambiente com mais curiosidade. Cores fortes, sons diferentes e objetos se mexendo (como a cortina balançando) chamavam muito a atenção dele.

Theo é um bebê simpático e sorridente, até mesmo com estranhos. Ficamos fascinados com as gargalhadas! 

Na consulta de 3 meses, o pediatra perguntou se já estavámos colocando Theo no chão. Eu fiquei surpresa, achava que era cedo demais. E ele disse: "lugar de criança se desenvolver é no chão". No dia seguinte comprei um tapetinho de EVA e passei a brincar com ele todos os dias no chão.

Pouco tempo depois de completar 3 meses, ele já se virava de lado e tentava jogar o corpo para virar de bruços, mas só conseguia com ajuda. Com 4 meses ele já se vira sozinho e fica com o pescoço em pé, bem durinho. Mas nem sempre consegue rolar de volta, aí fica irritado e precisamos ajudá-lo a ficar de barriga para cima novamente. Mas segundos depois já se joga novamente. Virar de bruços foi, com certeza, o marco motor mais importante desses 2 meses.

Depois do quarto mês, as sonecas ficaram bem prejudicadas. De manhã ainda conseguia uma sonequinha de 1 hora, a tarde se dormisse 30 minutos mamãe já ficava feliz! Acho que a famosa crise dos quatro meses e meio contribuiu bastante com isso.

Continua gostando muito de ouvir música e tem as suas preferidas.

A única maneira de mantê-lo entretido na cadeirinha do carro é assistindo vídeos musicais no ipad. Como não o coloco para assistir tv, não me sinto culpada de usar vídeos com ele no carro. Pelo menos assim consigo dirigir com ele mesmo estando sozinha.

Na consulta de 4 meses estava com 5,650 kg e 62cm.

A grande expectativa para o mês seguinte é a introdução alimentar um pouco adiantada e a adaptação na creche. A mamãe aqui já está numa ansiedade só! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário