18/05/2015

Control Journal - A organização da minha casa (desafio do blog Vida Organizada)


Lembra do desafio do blog Vida Organizada? A gente tarda, mas não falha! Escrevi sobre isso nesse post aqui, mas não consegui publicar a tempo por um motivo muito nobre, o nascimento do meu bebê. Mas aqui vamos nós no caminho da organização...

Se você não lembra, a proposta de ter um Control Journal é reunir o controle da casa em um local onde possa gerenciar todos os detalhes. Antes do desafio eu já planejava juntar todas essas informações em um fichário, mas ainda não tinha colocado em prática, então essa foi a foto que ilustrou o post ANTES de tudo pronto:


As fotos do DEPOIS são bem mais produtivas:


A composição do meu control journal, que preferi chamar de Planejamento da Casa, ficou assim:


  • Calendário anual (fiz o download aqui)
  • Organização da limpeza da casa, que dividi em zonas como sugerido no sistema Fly Lady e incluí a frequência de cada atividade. Vou escrever um post mais detalhado contando como essa divisão funciona
  • Um calendário mensal para organizar a limpeza da casa 
  • Menu Semanal para planejar as refeições e compras da semana




  • Organizador de Contas onde marco as que já foram pagas (na foto ele não está totalmente preenchido!)
  • Local específico para anotar as Compras Parceladas, incluindo data de início e término do pagamento (eu sou mestre em não saber quando minhas dívidas acabam)
Na última foto aparece uma pasta sanfonada onde guardo os documentos importantes, como todas as contas pagas, recibos de imposto renda, manuais, notas fiscais, etc. 

Essa forma de organizar está funcionando bem aqui em casa, ficou tudo concentrado em um fichário e uma pasta sanfonada. É importante lembrar que sempre haverá espaço para aprimoramentos, por exemplo, pensei em colocar uma lista de compras completa para servir como referencial na hora de fazer a lista semanal ou mensal, por isso o formato em fichário funciona bem.

Com certeza uma rotina e uma vida mais organizada começam pelos detalhes, e organizar um control journal é um ótimo começo. Já fez o seu ou tem outra forma de organizar? Conte para mim!



Um comentário:

  1. Olá agora qye conheci esta matéria e amei, amei a dica do fichário, estou começando o metodo fly lady na minha vida e vou usar sua dica, obrigada!

    ResponderExcluir