24/03/2015

10 formas de ajudar mamães (e papais) de recém-nascidos


Hoje eu li um texto em blog americano que fez todo sentido para mim. Faltando uma semana para o meu parto, imaginei que receber qualquer ajuda citada no post deve realmente ser muito útil. Mesmo nem todas sendo compatíveis com a minha realidade, resolvi fazer uma adaptação do texto aqui no blog, algo bem livre, incluindo alguns comentários. Se você quiser ler o post original do Kindness Blog é só clicar aqui

Vamos conhecer as 10 formas citadas pela enfermeira Shelly Lopez Gray para ajudar mamães que acabaram de ganhar seus bebês:


  1. Leve as outras crianças da casa para passear - não importa para onde, apenas tire os outros filhos de casa. Dar atenção para os mais velhos e ao bebê ao mesmo tempo pode ser mais difícil do que parece!
  2. Leve comida - dê preferência para as que vem em embalagens descartáveis, nada de acumular mais louças para serem lavadas depois. Eu, particularmente, ficaria feliz se alguém se oferecesse para cozinhar o básico, quem sabe até deixar algo congelado. Com arroz e feijão já prontos na geladeira fica mais fácil pensar na refeição, nem que seja apenas cozinhar um ovo!
  3. Pague uma faxineira para limpar a casa - o texto original diz que o ideal é realmente pagar pelo serviço de um profissional, mas eu já acho que isso depende da intimidade que a pessoa tem com a mãe. Se for alguém bem próximo, não acho constrangedor. Mas isso não significa que eu dispensaria a faxineira, afinal dela você pode cobrar que a limpeza fique do jeitinho que você quiser, mas não dá para fazer grandes exigências quando alguém se oferece para ajudar, qualquer louça lavada já é uma boa ajuda!
  4. Tome conta do bebê enquanto a mamãe dorme um pouco - deixe combinado com antecedência para que a mãe não fique sem graça e diga que não precisa.
  5. Fique atenta aos sinais de depressão pós-parto - é comum que a mãe passe por dias difíceis depois do parto (o texto original chama de 'Baby Blues'), mas converse com a família caso perceba que a mãe não quer cuidar de si própria ou do bebê e incentive-os a procurar ajuda profissional.
  6. Leve a mãe e o bebê para sair - às vezes tudo o que mãe e filho precisam é sair de casa. Leve-os para pegar um ar fresco, mesmo que seja apenas uma caminhada pela vizinhança.
  7. Seja ainda mais presente caso o bebê precise de algum cuidado especial - cuidar de um bebê pode ser ainda mais trabalhoso quando ele tem refluxo, por exemplo, ou qualquer outra coisa que prejudique sua saúde. Esforce-se para ajudar com a maior frequência possível! 
  8. Ofereça-se para ir ao mercado - ou fique com o bebê enquanto a mãe vai às compras. Sair um pouco de casa sozinha pode fazer bem para ela!
  9. Faça uma placa para a porta dizendo 'Bebê Dormindo' - a ideia é evitar que alguém toque a campainha bem na hora que o bebê dormiu. Particularmente, não sei se eu faria. Caso fizesse, seria mais específica dizendo 'Não toque a campainha, o bebê está dormindo. Mas fique à vontade para bater na porta!'
  10. Sempre leve um pacote de fraldas ou lenços umedecidos - serão sempre indispensáveis.
Eu achei as dicas excelentes e ficaria feliz se minhas amigas lessem esse post! Alguém tem mais alguma dica para compartilhar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário