05/05/2015

Diário do Theo - 1 mês

O primeiro mês com bebê é uma fase de adaptação e aprendizado, principalmente quando é o primeiro filho. É o bebê conhecendo o mundo fora da barriga e os pais conhecendo o seu bebê. No finzinho do primeiro mês já conseguimos notar algumas diferenças no nosso Theo:




Nas primeiras semanas ele olha para as pessoas em volta, mas no final do mês ele já foca o olhar e fica por mais tempo nos encarando. Também já nos procura virando a cabecinha quando escuta a voz do papai e da mamãe. Adoramos! 

Uma mudança que ocorre já nos primeiros dias é a cor das fezes. Ela começa bem preta e com textura diferente, é o mecônio, parece uma ganache de chocolate (eu sei que a comparação foi péssima!). Ficou assim por uns dois dias e começou a ficar mais esverdeado até chegar ao tom de um amarelo-amarronzado que lembra a cor da mostarda. De acordo com o pediatra, esse é a cor saudável. Levou uns 6 dias para chegar nessa tonalidade.

Sofreu com teste do pezinho na primeira semana, como ele chorou. Já com a vacina BCG nem se importou, esboçou um leve choro depois que já tinha terminado. O resultado do teste foi normal e a 'feridinha' da BCG apareceu e sumiu sem provocar nenhum desconforto.

Amamentar não foi fácil, mas tanto eu como o Theo fomos pegando o jeito com o tempo. Nos primeiros dias ele só pegava o seio direito e levava um tempo para se acomodar no seio e começar a mamar. Só depois de uma semana oferecendo o seio esquerdo que ele começou a aceitar. É claro que isso também aconteceu porque era mais fácil para mim a posição com o seio direito, conforme eu fui me acostumando, foi mais fácil oferecer o esquerdo também. Agora ele já pega rápido, seja qual for o seio. Totalmente adaptado.

A primeira crise de cólica de Theo foi no quinto dia de vida e ela durou da meia-noite às 6 da manhã. Aterrorizante vê-lo chorar de dor por seis horas seguidas. No dia seguinte começou no mesmo horário e durou 8 horas. Sofrimento dele e nosso! Ele se esticava, se contorcia e chorava desesperadamente, era claro que estava sentindo dor. Foram dois dias loucos seguidos e depois só aparecia de vez em quando dessa forma, mas quase sempre ele fica incomodado durante a madrugada. Atualmente, ele sente dor, mas é diferente. São gases, parece que está sempre fazendo força, relaxa um pouco quando solta gases ou evacua, mas durante a madrugada também fica pior. De qualquer forma, é menos pior que a cólica do começo.

No fim do mês ele já ficava um pouquinho mais de tempo acordado, olhando para a gente. Ainda não tem rotina de sono.

Nos últimos dias do mês também começou a emitir uns sonzinhos que lembram conversa de bebê, sabe? Bem de leve ainda, só barulhinhos que não são choro.

No começo ele só dormia no moisés do carrinho, na última semana começamos a colocá-lo no berço, as sonecas eram mais curtas no começo, mas ele já está se acostumando. 

No dia em que completou 1 mês perdeu a primeira roupinha, ficou pequena! É bom ver que ele está crescendo! Ele usou fralda de recém-nascido quase o mês inteiro, nos últimos dias trocamos para a extra P da Pampers.

Theo nasceu com 3.230kg, saiu do hospital com 2.970kg e 47 cm. Na consulta de 1 mês estava pesando 3.700 kg e estava com 53cm. 

Expectativas para o próximo mês: o principal é que as cólicas e os gases acabem de vez, sei que todos dizem que só terminam com 3 meses, mas nunca se sabe! Só quando ele estiver bem vou conseguir começar um rotina de sono, seria ótimo se fosse no próximo mês!


Nenhum comentário:

Postar um comentário