14/03/2015

Diário da minha gravidez: o segundo trimestre


Já contei sobre os primeiros três meses nesse post aqui e agora é vez de falar sobre o segundo
trimestre. Como já cheguei a dizer antes, as coisas começaram a se ajeitar a partir do 4º mês, o enjoo acabou e junto com ele o mau humor e o cansaço também. A energia volta e o dia-a-dia fica mais fácil, às vezes é até possível esquecer que se está grávida.

Minha barriga começou a crescer bem rápido e no meado do 3º mês eu já não cabia mais em
nenhuma calça! Ver seu corpo mudar tão de repente é ao mesmo tempo prazeroso e assustador! Prazeroso porque tem um bebê crescendo dentro de você e por mais que todas saibam o quanto é especial, só depois que passamos por isso é que realmente temos a dimensão do que significa. Porém, não serei hipócrita e não vou negar que também é assustador, por mais vazio e egoísta que seja pensar nas possíveis estrias, celulites e ganho de peso, sim, essa foi uma questão que me incomodou bastante. Acho que nem tanto só pelo medo de que tudo isso acontecesse comigo, mas quando se está grávida você se torna a MÃE e a MULHER que existia antes praticamente tira férias nessa época. Acho que esse foi o maior incômodo desse período.

Perdi minhas roupas muito rápido e decidi que não iria fazer um enxoval de grávida, fui improvisando com o que tinha. Calça jeans nem pensar, já não cabiam. Usei vestidos, legging com blusas mais compridas e soltinhas e saia longa. As blusas não eram difíceis de escolher, o corpo só estava mudando da barriga pra baixo, sabe aquela fase que nem sempre dá pra perceber se a pessoa está grávida ou gorda? Então, é assim mesmo!  

No 5º mês tive uma gripe que não passava nunca e que acabou se transformando em uma sinusite, o que me fez ter que tomar antibiótico pela segunda vez durante a gravidez (esqueci de contar quando tomei pela primeira vez: ainda no primeiro trimestre, durante os primeiros exames do pré-natal descobrimos uma infecção urinária, que provavelmente já existia antes mesmo da gravidez). É complicado porque são poucos os remédios que podemos tomar para a gripe, então é bom tentar preveni-la sempre através da boa alimentação e evitar o contato com pessoas doentes. Um outro sintoma que me incomodou bastante foi a congestão nasal na hora de dormir. Sempre espirrava soro antes de deitar e também quando acordava por esse motivo no meio da madrugada. Às vezes o nariz também sangrava um pouco pela manhã. O que me ajudou muito foi comprar um umidificador de ar, passei a dormir bem, mesmo com o ar-condicionado ligado. Antes de comprá-lo, tentei as dicas que achei pela internet de colocar um balde com água no quarto ou uma toalha molhada, mas não funcionaram. 

Uma coisa que todo mundo diz e é verdade é que devemos aproveitar essa época para fazer as compras do enxoval, começar a preparar o quarto do bebê, enfim tudo que demanda energia. Eu comecei a comprar as roupinhas a partir do 5º mês, praticamente tudo pela internet, mas não fui muito além disso. Deixei praticamente tudo o que precisava ser feito para minhas férias de janeiro, não sobrava muito tempo com a rotina de trabalho e estudo.

Eu deveria ter começado uma atividade física a partir do 4º mês, tinha escolhido hidroginástica, mas fiquei enrolando e não fiz. Acabei ficando com as minhas caminhadas obrigatórias de todo dia, afinal andava bastante (trajetos curtos, mas debaixo do sol aqui no Rio é ainda mais cansativo) e subia muita escada na minha rotina semanal. 

Meus pés começaram a dar sinais de inchaço a partir do 5º mês, então comecei as sessões de drenagem linfática. Como o inchaço era bem pouco nem via tanto resultado assim com a drenagem, mas só o efeito relaxante já valia a pena! Além do mais, a intenção também era prevenir maiores inchaços.

Meu terceiro trimestre encerrou-se em Dezembro e eu ainda estava com bastante energia até o fim dele, aproveitei muito as festas de fim de ano, chegando a dançar a noite toda na festa da empresa! A dica que fica então é para aproveitar esses meses fazendo as atividades que você gosta e que provavelmente não podia fazer no comecinho da gravidez e que talvez não consiga mais no final também.

Lembrando que esse post relata as MINHAS experiências com a gravidez, cada mulher é única e cada gravidez também!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário