10/03/2015

Como lavar o enxoval do bebê?


Conforme a data da chegada do bebê se aproxima, precisamos nos atentar para alguns detalhes que precisam estar prontos antes do grande dia e lavar todo o enxoval é um deles.

Eu usei o feriado do carnaval para lavar praticamente todo o enxoval do Theo, eu estava com 32 semanas e achei que essa antecedência foi ideal. Aí vão algumas dicas que podem te ajudar:

  • O ideal é lavar todo o enxoval do recém nascido na mão mesmo, nada de máquina de lavar por enquanto. A pele do bebê é muito delicada e pode desenvolver alergias facilmente.
  • Vai precisar de ajuda? Combine com seus ajudantes com antecedência. Meu marido, minha mãe e minha irmã me ajudaram. Eu lavei as roupinhas eles me ajudaram a torcer e levar até o varal (tem uma escada entre o tanque e o varal), assim eu me cansei menos e eles se revezaram na ajuda.
  • Não deixe para lavar tudo em cima da hora, demanda tempo e boas condições climáticas. Se organize para lavar a partir da 30ª semana, mas não deixe passar muito disso, vai que seu bebê resolve chegar antes do planejado!
  • Compre um sabão especial para bebês, o mais comum é usar sabão de coco em barra ou líquido. Eu usei o sabão de coco líquido Roma, tem um cheirinho bem suave, as roupinhas ficaram com um leve perfume de bebê. Particularmente, não gosto do cheiro do sabão de coco em barra. Existem várias marcas no mercado, escolha a que mais lhe agradar.
  • Eu comprei um balde exclusivamente para o bebê, mas percebi que o ideal é comprar dois. Como lavei durante o feriado tive que me virar com um mesmo, não tinha onde comprar outro.



Antes da lavagem

Eu higienizei todos os utensílios que seriam usados. Passei um pano limpo com álcool no varal de chão e no varal de parede que foram usados, limpei o tanque, mergulhei todos os pregadores na água com sabão para tirar a poeira, lavei o balde e passei o pano com álcool nele também. 

A lavagem

Geralmente, o enxoval não está sujo e o objetivo é tirar a poeira das peças, por isso não é necessário esfregar as roupas. Eu fiz assim:

  1. Diluí o sabão líquido (pouca quantidade) em um balde cheio de água, agitando com as mãos para fazer espuma.
  2. Coloquei dentro do balde a quantidade de roupinhas que cabiam dentro dele e continuei agitando com as mãos.
  3. Deixei 10 minutinhos de molho.
  4. Enxaguei as roupinhas. Foi aqui que senti falta de mais um balde para ir colocando as roupinhas já sem sabão. Esse último passo é o mais importante, retire o sabão TOTALMENTE, assim você diminui o risco do seu bebê desenvolver alergias.
  5. Torci delicadamente e pendurei as roupinhas no varal. Assim que secaram, recolhi as peças para que não acumulassem poeira.

Se você herdou algumas roupinhas de amigos e familiares e precisa de uma lavagem mais profunda e que retire manchas, esse post não vai te ajudar! Mas estou preparando outro para quem está nessa situação, aguarde!






Nenhum comentário:

Postar um comentário