28/01/2015

Como organizar o chá de bebê: definições sobre a festa (Parte 1)




Meu chá de bebê, aliás o chá de bebê do Theo será no próximo sábado e vou dividir com vocês como eu estou organizando a festinha. Para não ficar um post longo e cansativo, vou dividi-lo em partes, essa é a primeira!

O primeiro passo para iniciar os preparativos é definir que tipo de evento será o o chá do seu bebê: só para mulheres ou misto, bem íntimo com poucas amigas ou para um número maior de convidados, qual tipo de decoração vai usar (desde uma simples faixa 'Nosso bebê (ou o nome do bebê) está chegando' até uma festa temática), que tipo de presentinhos vai pedir aos convidados e o que vai servir na festa (mesmo que ainda não seja com detalhes).

A partir das definições acima já é possível escolher o local da festa de acordo com o número de convidados. É muito comum ser na casa dos próprios pais, no salão do prédio, na casa de um parente ou amigo que tenha mais espaço, enfim onde for mais conveniente para você. O dia e horário também são decididos nessa mesma fase. Normalmente os chás acontecem a partir do sétimo mês e, pessoalmente, acho que não deveriam ser depois do oitavo, quando já estamos mais que cansadas mesmo sem festa, além de haver o risco da hora do parto chegar a qualquer momento.

Como chás de bebê são festas mais simples costumam ser marcadas mais cedo que um aniversário, por exemplo. Isso facilita a escolha do cardápio, com lanchinhos e petiscos. Dependendo do estilo de festa que você escolheu, escolha também o horário, pode ser num fim de semana a partir das 15h, por exemplo.

Ainda pensando nas decisões gerais sobre o chá, é preciso decidir o que você vai pedir aos convidados. Há um tempo atrás, o mais comum era pedir itens do enxoval, como roupinhas e acessórios. Atualmente, a maioria das mamães pede fraldas, mas nada impede que você escolha o que for mais conveniente para o seu enxoval.

E tem uma dica que se você puder seguir vai facilitar muito a sua vida: tenha alguém próximo que possa te ajudar, uma irmã, amiga, prima... Minha irmã se ofereceu desde o início para me ajudar a organizar tudo, na verdade muitas vezes fizemos o contrário, a ajudante era eu!

Minhas definições iniciais foram as seguintes:

  • Festa mista, incluindo o papai, amigos e parentes. Nada de só mulheres! Aproximadamente 80 convidados. Algumas pessoas preferem fazer uma chá em cada ambiente, um para a família, outro no trabalho e assim vai... Eu achei mais econômico fazer um só.
  • Escolhi uma festa temática: Ursinho Marinheiro. Não será uma decoração luxuosa, mas o intuito é caprichar e deixar tudo bem bonitinho.
  • Será no salão do meu prédio, num sábado às 17h. Estarei com 30 semanas.
  • Menu: torradas com pastinhas, salgadinhos e cachorro-quente. Doces: bolo, cupcakes, docinhos enrolados, doces no copinho, bem-nascidos. Para beber refrigerante, cerveja, ice tea, água aromatizada e água comum.
  • Decidi pedir fraldas + itens de higiene (vou mostrar a lista completa no próximo post)
Prontinho!! Depois dessas definições você (e sua amada ajudante) podem dar andamento aos preparativos. Esses ficarão para o próximo post.

Sejam quais forem as suas escolhas, lembre-se sempre que:

  • A organização do chá e o evento em si devem ser prazerosos para você, sem estresse. Não faça nada que você realmente não deseje.
  • Adapte a sua festa com a quantia que você tem reservada para gastar. Veja onde pode economizar, menos decoração, você ou alguém próximo pode preparar os petiscos, peça para os parentes mais chegados trazerem também um prato de doce ou salgado. Enfim, pesquise muitas ideias, mas faça o evento do SEU jeito.
Até o próximo post sobre o assunto!



Nenhum comentário:

Postar um comentário